COMO AUMENTAR O SINAL DO WI-FI NA SUA CASA

 A internet sem fio parece mais uma necessidade do que um desejo nos dias de hoje. Seja para trabalho ou lazer, a maioria de nós precisa das funcionalidades da web durante o dia-a-dia. Mantendo contato com amigos, pesquisando para um projeto escolar ou trabalhando de 08 às 18hrs, é difícil imaginar uma época em que a internet não fosse um recurso onipresente em nossas vidas.

Mas não faz muito tempo que quase a metade dos brasileiros nem usavam a web. Na verdade, até o ano 2000, apenas 5,7% da população do Brasil estava online. Em 2022, esse número saltou para 91% [1] [2].

O WiFi é parcialmente responsável por esse aumento dramático porque facilitou o acesso dos usuários à Internet. Na verdade, os pontos de WiFi públicos ajudaram a democratizar a web porque ofereciam uma oportunidade para as pessoas se conectarem em lugares como bibliotecas e cafés.

Mas e o seu WiFi doméstico? A comodidade de ter a internet na ponta dos dedos é importante e, para muitos, esperada. No entanto, todos sabemos que também não há nada mais frustrante do que uma conexão WiFi lenta ou irregular. Uma conexão lenta ou que funciona de forma intermitente pode significar um tempo excessivo de carregamento enquanto você tenta assistir programas e vídeos, o que pode acarretar em carregamentos de sites de forma inadequada e outras interrupções incômodas.

Uma ocorrência aqui e ali não faz muita diferença para a maioria dos usuários. No entanto, com o tempo, esses problemas constantes de WiFi podem deixar qualquer pessoa frustrada o suficiente para querer sair da rede. Se seus problemas de WiFi estão levando você a esse ponto - e o fato de você estar lendo este artigo diz que estão - continue lendo para aprender um pouco sobre problemas comuns e como corrigi-los.


Quais são as razões para um sinal ruim de WiFi?

Está decepcionado com a velocidade da sua internet? Você acha que a conectividade é irregular em alguns lugares? Não chame um profissional ainda porque você pode aumentar o WiFi em sua casa de várias maneiras.

Mas antes de nos aprofundarmos em como consertar o seu WiFi, é útil entender os problemas comuns que surgem com uma conexão de internet sem fio em geral. Aqui estão alguns problemas típicos que você pode enfrentar relacionados ao seu roteador doméstico, provedor de Internet e congestionamento de canal - entre outras complicações.

Limitações de dados do ISP

Infelizmente, não há muito o que fazer em relação ao seu provedor de serviços de Internet (ISP), especialmente se você já estiver preso a um contrato por um determinado período de tempo. Ao decidir sobre um provedor de serviços de Internet, preste atenção aos termos e condições. Por quê? Porque escondida nas letras pequenas pode estar uma política que permite que a empresa acelere a velocidade para usuários que ultrapassam uma certa quantidade de uso de dados.

Por exemplo, você pode ser classificado como um "usuário de Internet de alto volume" se estiver transmitindo muitos vídeos de alta definição. Se houver um limite específico definido pelo seu provedor de Internet que você exceda, a empresa de internet poderá diminuir a velocidade da sua internet até que ela seja carregada em um rastreamento.

Se você descobrir que há um limite para baixar conteúdo em seu contrato de serviço, a sua melhor aposta é trocar de provedor, a menos que você possa controlar o uso de dados para permanecer dentro da velocidade de conexão rápida.


Alcance da rede sem fio

Certifique-se de conhecer o campo máximo de alcance do seu roteador, pois isso pode afetar a capacidade de conexão dos seus dispositivos, bem como a qualidade da conexão. O seu sinal WiFi se estende em uma série de círculos concêntricos que emanam do roteador. À medida que você se afasta, o sinal fica mais fraco.

A maioria dos roteadores pode ter uma extensão entre 30 e 45 metros. A embalagem e o manual do seu roteador devem fornecer o número específico. Se você perdeu esses itens, procure o número do modelo na internet para encontrar seu alcance.

Mova os dispositivos para mais perto do roteador se você suspeitar de um problema de alcance ou mova o roteador para um local mais centralizado.


Obstruções

Móveis, paredes e eletrodomésticos podem afetar negativamente o sinal do seu roteador. Posicione o roteador de modo que fique o mais livre possível de obstruções. Isso não significa que você tem que derrubar paredes, no entanto. Basta usar o bom senso e não colocar o roteador em um armário ou atrás de móveis grandes. Tente colocar o roteador em uma prateleira alta em vez de em qualquer lugar baixo para ter a melhor chance de enviar um sinal de alta qualidade e sem impedimentos.


Muitos dispositivos

Você já notou que, quando está trabalhando em um café cheio de pessoas ocupadas digitando em seus notebooks, a conexão com o Wi-Fi é extremamente lenta e irregular? Há uma razão para isso.

Redes domésticas e muitos hotspots públicos utilizam um único ponto de acesso sem fio. Este ponto de acesso tem limitações sobre quantas pessoas e dispositivos podem ser conectados a ele ao mesmo tempo. Se houver muitas pessoas ou dispositivos, a conexão pode cair ou não ser confiável.

Você pode até ter experimentado maximizar suas habilidades de internet em casa se já teve vários dispositivos conectados ao Wi-Fi enquanto baixava um vídeo ou assistia à Netflix. O ponto de acesso fica sobrecarregado e cria atrasos e interrupções irritantes para o usuário final. Existem maneiras de resolver isso, no entanto, discutiremos isso  mais adiante.


Como posso aumentar o meu sinal de WiFi?

Se você está procurando outras soluções para aumentar seu sinal WiFi, aqui estão alguns produtos e ideias que podem ajudá-lo a tornar a conexão à Internet menos trabalhosa.


1. Atualize o seu roteador antigo

Já faz mais de cinco anos desde que você investiu em um novo roteador? Embora a tecnologia não mude muito de ano para ano para roteadores caseiros, há uma diferença significativa entre os que estão sendo produzidos agora e os produzidos há mais de cinco anos.

Se um roteador tiver alguns anos, talvez seja hora dele aproveitar seus anos dourados e se aposentar. Não haverá uma atualização de software que magicamente fará com que ele funcione como no seu auge. Comprar um novo roteador é uma boa ideia se você perceber que seu desempenho na Internet despencou, mas solucione o problema antes de investir em um novo dispositivo.

Comprar um novo roteador ajuda porque problemas como desconexões frequentes, reinicializações e superaquecimento podem ocorrer com roteadores mais antigos. Se uma nova tecnologia for lançada, pode ser uma boa ideia adotá-la mais cedo ou mais tarde. Esses roteadores mais novos são suportados pelo fabricante e possuem atualizações de software contínuas para lidar com ameaças de segurança, ao contrário de alguns dos desatualizados.


A atualização de um roteador de banda única mais antigo para um com banda dupla também pode fazer uma grande diferença na qualidade sem fio. Roteadores de banda única usam a mesma frequência de 2,4 GHz que micro-ondas e telefones. Os roteadores de banda dupla têm uma segunda opção de largura de banda de 5 GHz que pode melhorar significativamente o desempenho sem fio em sua casa.


Você pode até experimentar um roteador tri-band, que oferece um único sinal de 2,4 GHz e dois de 5 GHz, o que é perfeito para residências que transmitem filmes e músicas para vários cômodos da casa pela rede sem fio.


Dica profissional: se o seu ISP empresta ou aluga um roteador como parte do contrato de serviço, veja quais novas opções podem estar disponíveis. Eles podem estar apenas esperando você pedir pelos seus modelos mais modernos.


2. Atualize o firmware do roteador

Quando você usa um roteador pela primeira vez, ele geralmente baixa a atualização de software mais recente automaticamente. Depois disso, cabe a você realizar atualizações manuais ou certificar-se de que as configurações do seu roteador permite atualizações automáticas. Se o seu firmware - a programação que mantém o hardware do seu roteador funcionando corretamente - for mais antigo, ele pode não lidar mais com as tarefas básicas com eficiência.


Os fabricantes de roteadores lançam atualizações periodicamente. Essas atualizações ajustam os roteadores para obter mais desempenho e velocidade deles. A maioria dos roteadores modernos possui atualizações integradas na interface de administração, basta pressionar o botão de atualização de firmware.


Modelos mais antigos são mais complicados: você pode ter que baixar as atualizações diretamente do site do fabricante. Embora seja necessário um pouco mais de trabalho para garantir que o firmware esteja atualizado, isso ajudará no desempenho geral do roteador.


Acesse o painel administrativo do seu roteador para garantir que seu firmware seja a versão mais atualizada. Se você alugar um do seu ISP, eles devem executar essas atualizações automaticamente ou alertá-lo sobre quando e como isso deve ser feito. Entre em contato com seu ISP se suspeitar que seu firmware está desatualizado e precisa de uma atualização.


Mesmo que a sua rede WiFi não esteja atrasada ou com problemas de desempenho, ainda assim é bom atualizar regularmente seu firmware para acessar mais recursos, estabilidade do sistema e atualizações de segurança.


3. Mude os canais de frequência 

Você se lembra de como os telefones sem fio podem captar o ruído de uma babá eletrônica ou do telefone sem fio do vizinho? Embora isso não aconteça mais graças a atualizações de tecnologia e mais canais para escolher, esse mesmo tipo de falha tecnológica pode ocorrer com roteadores sem fio.


A maioria dos roteadores tem a capacidade de alternar entre canais ao se comunicar com dispositivos diferentes, como notebooks e smartphones. Em geral, as pessoas simplesmente utilizarão o canal que foi predefinido para o roteador. Às vezes, isso é bom e você não terá que se preocupar com o canal em que está.


No entanto, você pode ter problemas com redes sem fio adjacentes se elas também estiverem no mesmo canal. Isso é chamado de “congestionamento de sinal”.


Você pode ver quais canais de rede WiFi estão sendo usados ​​ao seu redor se tiver um PC baseado em Windows. Depois de determinar quais canais são mais usados, você pode escolher um menos ocupado. Você terá que alterar manualmente o canal acessando a interface de administração da sua rede sem fio.


É especialmente comum entre roteadores de banda única, que operam na mesma frequência de 2,4 GHz que muitos eletrodomésticos comuns.


Para aumentar o seu sinal Wi-Fi em casa, você só precisa mudar o canal do seu roteador. Você pode fazer isso acessando o painel administrativo do seu roteador e procurando as configurações do canal. Tente números diferentes até encontrar um que funcione melhor para sua rede.


4. Otimize o posicionamento do roteador

Embora algumas pessoas coloquem o roteador diretamente ao lado do modem, esse pode não ser o ponto ideal para a sua casa. Se a linha que chega na sua casa do seu provedor de serviços de Internet não estiver no meio dela, conectar esse modem ao seu roteador usando um cabo muito mais longo - também chamado de cabo "Ethernet" ou "Cat5", poderia ajudar. Em seguida, mova o roteador para um local mais centralizado na sua casa.


Os novos roteadores vêm com cabos mais curtos do que aqueles que podem ser necessários para chegar ao local ideal. Não tenha medo de comprar um cabo mais longo e mover o seu roteador WiFi para um local mais fácil de acessar a partir dos cômodos mais usados ​​da sua casa. Apenas certifique-se de mantê-lo longe de obstáculos, como lareiras e prateleiras de metal, que podem bloquear o sinal.


5. Use ferramentas para encontrar pontos fracos de WiFi

Além de colocar o seu roteador em um espaço aberto ou em uma parede ou prateleira alta, orientado para longe de aparelhos pesados, você também pode usar ferramentas online em seu PC ou smartphone para descobrir onde está o sinal WiFi é o mais fraco.


Depois de verificar as zonas mortas, você pode usar um extensor de alcance ou amplificador de sinal para aumentar o sinal WiFi.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MICROSOFT VAI FORÇAR ATUALIZAÇÃO PARA O WINDOWS 10 - 22H2

CONSERTAR OU COMPRAR