COMO DEIXAR O NOTEBOOK MAIS RÁPIDO?

Como deixar o notebook mais rápido?
Veja essas dicas


O notebook pode perder performance com o tempo e apresentar lentidão na hora de ligar ou realizar tarefas do dia a dia. Além de investir em componentes mais rápidos, você pode tentar recuperar algo desse desempenho por meio de correções simples. Na lista a seguir, indicamos algumas dicas para deixar o notebook mais rápido.

1. Limpar inicialização do sistema

Quando o computador inicia o Windows, há uma série de componentes e aplicações que podem carregar automaticamente, aumentando o tempo necessário para abrir o sistema. Elas ocupam memória RAM desde o início da sua sessão no computador. Uma sugestão é diminuir a quantidade desses componentes, para que o Windows não demore tanto.

Para fazer isso, você pode abrir o Gerenciador de Tarefas (o atalho CTRL + SHIFT + ESC é uma das várias formas de fazer isso). Clique na aba “Inicializar” para visualizar todos os apps e componentes que são carregados automaticamente com o Windows. Escolha os que deseja desabilitar, clique com o botão direito do mouse sobre eles e escolha “Desabilitar”.

2. Desfragmentação de disco

Se você não usa SSD e ainda depende de um computador com disco mecânico – o HD tradicional –, é uma boa ideia recorrer à desfragmentação de disco. Dada a natureza pela qual o sistema organiza arquivos nessa mídia, com o tempo, é comum que seus dados sejam fragmentados na unidade: um pedaço do arquivo A pode estar na parte X do disco, a metade na parte Y e o final na parte Z.

Isso significa que para ler corretamente esses dados, seu HD precisa percorrer todos esses pontos para montar o arquivo coeso. Essa busca em pontos físicos diferentes significa um custo em tempo, já que a cabeça de leitura do HD terá que se mover buscando cada um desses pontos.

Ao desfragmentar o disco, o Windows se encarrega de reordenar os dados de forma que eles assumam uma estrutura mais lógica, diminuindo os tempos de leitura e, consequentemente, fazendo com que o acesso a dados – particularmente a arquivos grandes – seja bem mais ágil.

Para acessar o recurso de “Desfragmentar e Otimizar” basta usar a busca do Windows, apenas digitando “Desfragmentar”.

3. Desinstale softwares que você não usa e opte por apps mais leves

Vale a pena revisar a lista de aplicações instaladas no computador para desapegar daquilo que você não usa. Alguns apps podem deixar serviços rodando em segundo plano, mesmo quando não estão em uso, e isso pode explicar perda de performance.

Outra boa ideia é procurar apps equivalentes que sejam mais leves: em vez de um antivírus pago e robusto, mas que pesa no seu computador, você pode economizar dinheiro e desempenho usando o antivírus nativo do Windows 10, que é de boa qualidade. É importante checar o que o software oferece ou não.

Em vez do Chrome, você pode tentar um navegador mais leve, como o Midori – que é compatível com todas as extensões do browser do Google. Em vez do Office, pode recorrer ao Google Docs direto do navegador, ou talvez considerar o Libre Office na versão Portable: completamente gratuita, a suíte tem apps de produtividade para tudo, é compatível com os formatos do Office da Microsoft e nem sequer precisa ser instalado na máquina. Ainda por cima, é completamente gratuito.

4. Lembre-se de atualizar sistema, apps e drivers

As atualizações do Windows são importantes para corrigir diversas falhas, apps podem ganhar melhor performance quando atualizados e o uso de drivers recentes – que são um tipo de aplicação que é responsável por controlar o acesso aos componentes do computador – são cruciais para extrair maior performance da sua configuração.

Fique sempre atento às recomendações de atualização do Windows e procure permitir que elas sejam realizadas até o fim, mesmo que isso envolva a obrigatoriedade de reiniciar o computador de vez em quando.

5. Verifique a existência de vírus e malwares

Malwares rodando no computador podem comprometer muito a performance do sistema, além de oferecer grave risco à integridade de dados e privacidade. Vírus de computador ficam em execução na máquina e alguns tipos deles, como os cripto e adwares, são exigentes e podem provocar lentidão até em computadores parrudos.

Certifique-se de que seu antivírus – dedicado ou o nativo do Windows – esteja em ação e atualizado. Em caso de dúvida, faça uma varredura completa do sistema e confie nas medidas de correção aplicadas em caso de resultado positivo para alguma infecção.


Tem dúvidas? Chame a Ontechbr.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MICROSOFT VAI FORÇAR ATUALIZAÇÃO PARA O WINDOWS 10 - 22H2

COMO AUMENTAR O SINAL DO WI-FI NA SUA CASA

CONSERTAR OU COMPRAR